domingo, 11 de janeiro de 2009

!! Arrancada Nacional !!

Itatiba ganha Pista de Arrancada

Itatiba irá contar com maior centro de arrancada do Estado de São Paulo em 2009. Localizada na Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, ao lado da empresa Artivinco, a S.P.I.D.S. - São Paulo's International Drag Speedway (Pista Internacional de Arrancada de São Paulo) terá 1.100 metros de extensão e segue todas as normas e padrões da NHRA - National Hot Rod Association, dos EUA, e da CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo.

Além da pista a S.P.I.D.S. trará outras atrações como o Museu da Arrancada; restaurante e lojas temáticas; espaço para eventos e exposições; camping; arquibancadas tradicionais e VIP; camarotes e estacionamento para mais de 3 mil automóveis. O centro de lazer terá capacidade para receber mais de 30 mil pessoas. "Devemos trazer muitos shows e eventos para a cidade. Itatiba será sede de grandes competições e eventos de nível nacional", explicou Agnaldo Renol, um dos responsáveis pela construção da S.P.I.D.S.

A terraplanagem da pista está em fase final e a inauguração está prevista para o mês de julho. Renol informou que a construção da pista está baseada na sustentabilidade e preservação do meio-ambiente. "Sabemos que uma das grandes prioridades da administração do prefeito Fumach é a preservação ambiental além do desenvolvimento turístico. Por isso estamos plantando mais de quatro mil mudas na área do empreendimento além de termos preservado duas minas d'água", disse.

Renol agradeceu o apoio do prefeito de Itatiba, José Roberto Fumach, para a viabilização da construção da pista. "Muitas cidades queriam receber a S.P.I.D.S., escolhemos Itatiba principalmente em função da visão empreendedora do prefeito Fumach, que entendeu a proposta desde o início e nos deu muito apoio e orientação para a viabilização do projeto", diz.

A pista receberá os melhores e mais rápidos carros de arrancada do Brasil, além das melhores equipes do ramo, segundo Renol. "Iremos receber milhares de expectadores durante as corridas além das equipes. A expectativa é de que nossos hotéis, restaurantes e outras opções de lazer tenham um enorme aumento de demanda. É turismo em larga escala", completa.

Sobre o esporte
Arrancada é uma prova de aceleração que consiste em percorrer uma determinada distância em linha reta no menor tempo, partindo com o carro parado. Em 2002 a CBA homologou a arrancada como uma modalidade do automobilismo.

Os campeonatos subdividem-se em Campeonato Brasileiro de Arrancada, homologado pela CBA e campeonatos regionais. Os carros que participam dos campeonatos são divididos em categorias de acordo com a motorização, nível de "envenenamento" e tração, no caso, dianteira ou traseira. As categorias são devidamente definidas para garantir competitividade e belos rachas nas pistas.

Em uma prova de arrancada, os carros são chamados para correr ordenados por categoria. O alinhamento é feito em dois carros por largada que travam verdadeiros rachas para completar o percurso no menor tempo. Poucos segundos são necessários para as máquinas atravessarem a pista, o que exige das provas de arrancada extrema precisão de medidas.

Para garantir esta precisão, é utilizado um sistema chamado Full Tree. Esse sistema é constituído por uma árvore sinalizadora, popularmente chamada de "pinherinho", três pares de foto células monitorando a largada e mais um par de fotocélulas monitorando a linha de chegada. Todo o sistema é interligado e controlado por computador, garantindo o máximo em fidelidade das informações a cada largada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário