quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Aço..Aluminio ou Carbono ??






Um dos meus prazeres é pedalar... e hj coloquei uma ideia em minha cabeça....qual a diferença entre os materias dos quadros... eu to muito afim de comprar um de fibra de carbono.... então vou deixar postado alguns pontos positivos e negativos de cada material... se vc é biker e quer melhor sua magrela ...de uma lida !!!

Os quadros de bicicletas são fabricadas de diversos materiais, mas principalmente de alumínio, carbono e aço. E cada um destes elementos tem suas vantagens e desvantagens, como preço, manutenção e performance.Geralmente, cada material em questão é feito para um estilo de ciclista: praticante, iniciante (em treinos), intermediário e avançado. Conseqüentemente, o preço dos quadros que apresentam melhor desempenho são mais elevados.Por isso, analise bem suas condições físicas e também financeiras antes de comprar um quadro, para não adquirir uma bike abaixo de seu desempenho ou acima de suas possibilidades.“Além de todos os prós e contras, devem ser analisadas algumas outras características, como procedência da loja, qualidade da marca e garantia”, falou o ciclista Jean Coloca, da Sundown/São Caetano, que já pedalou com bikes destes três materiais e é uma das fontes de consulta do Prólogo.

AÇO-PONTOS POSITIVOS: Muito utilizado por praticantes, que só utilizam a bike como lazer, sem foco em treinos, já que o preço é bastante acessível.Atualmente, alguns quadros feitos com liga de cromo-molibdênio são leves – quase como os de carbono – e mais resistentes que os de aço comum. Ambos são fáceis de consertar.PONTOS NEGATIVOS: Os quadros de aço comum são os mais pesados do mercado, o que atrapalha na performance do ciclista. Os dois tipos de aço estão sujeitos à ferrugem.
ALUMÍNIO-PONTOS POSITIVOS: É tido como o melhor custo benefício para ciclistas iniciantes e intermediários. “Algumas equipes profissionais ainda usam este tipo de quadro”, lembrou Coloca. É leve, rígido e à prova de ferrugem.PONTOS NEGATIVOS: O impacto não é tão bem absorvido quanto o aço e o carbono, e tem difícil conserto.
CARBONO-PONTOS POSITIVOS: É quatro vezes mais forte que o aço e bastante leve, tanto que outros esportes, como a Fórmula 1, utilizam esta matéria por conta de sua resistência e leveza. É à prova de ferrugem e absorve melhor os impactos. Por isso, é muito utilizado pelos profissionais, seja no ciclismo ou no triathlon. PONTOS NEGATIVOS: É um dos quadros mais caros e é comumente tratado como um quadro difícil de ser consertado. Na edição de março da revista VO2, há uma reportagem com o engenheiro Eurico Paes Leme, que recupera quadros quebrados. Só que ele é um dos poucos que garantem este tipo de trabalho no Brasil.

Autor: Daniel Balsa - http://www.pedaludi.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário